Como uma determinada pessoa tem aparecido no notíciário nos últimos meses? Com que frequência? Com que outras pessoas, organizações e assuntos seu nome está associado nas notícias? Essas são algumas das informações (além de uma foto), que podem ser obtidos usando o EMM News Explorer.

Além disso, selecionado um nome, pode-se criar vínculos entre os diversos nomes relacionados com o primeiro, com visualização gráfica dos resultados (constelações de relações) e facilidades de buscas para inclusão de outros nomes.

O instrumento de análise mostra também os apelativos mais recorrentes com relação ao personagem: “presidente”, “presidente brasileño”, “mandatário”, “candidato”, etc. Curiosamente, Lula aparece 16 vezes, em jornais portugueses, como “professor”. Infelizmente o agregador não permite visualizar em que contextos…

Tudo isso parece-me utilíssimo, tanto como ferramenta de apuração jornalística, quanto para a utilização em ensino e pesquisa de comunicação, política, atualidades, etc.

O EMM (Europe Media Monitor) é um agregador e instrumento de análise de notícias criado pela Comissão Européia, funcionando em todas línguas dos países membros da Comunidade.
A seleção e hierarquização de notícias é feita automaticamente.
Há um sumário com atualização a cada 10 minutos, mas o foco do site são as análises e agregação de detalhes em cada notícia. Por exemplo, clicando-se no título de uma notícia, o leitor tem informações sobre: lista de outros artigos sobre o mesmo tema, lista de países, cidades, pessoas e outras entidades mencionadas, lista de notícias relacionados na mesma língua e em outras línguas da Comunidade.
Além de distribuição geográfica da origem da informação, podem ser acessados vários outros indicadores, na forma de tabelas e gráficos: línguas originais das notícias mais importantes veiculadas, temas dos alertas noticiosos diários e em períodos de duas semanas.
Há também uma cronologia (timeline) que permite seguir as principais notícias desde 2004 até o presente e recuperá-las para a leitura, funcionando como um arquivo de temas jornalísticos recentes e um indicador de agendamento midiático.

Uma curiosidade, na versão portuguesa do EMM saíram mais notícias sobre o Brasil (372) que sobre Portugal (237), nos últimos 30 dias. Quando se analisa a composição de notícias veiculadas, no entanto, as temáticas brasileiras são tristes: 69% referem-se a desastres naturais ou provocados pelo homem.

Via Data Mining.

marcos palacios