A Universidade Nacional de Rosário, na Argentina, recebeu, entre os dias 27 e 28 de abril, o 13º Foro de Periodismo Digital.

Foram 18 conferências, com convidados de países como Brasil, Argentina, Espanha e Chile. A intensa programação revelou alguns caminhos de pesquisa em âmbito Ibero-Americano. O GJOL participou do evento e traz os destaques.

Na lista dos principais assuntos, esteve a inteligência artificial generativa, graças principalmente ao boom do ChatGPT. Discutiram-se, por exemplo, os impactos da IA para o jornalismo, as potencialidades e as limitações desse tipo de ferramenta, além da criação de narrativas via prompts.

Outro tema bastante abordado foram as experiências imersivas – aquelas que colocam o usuário dentro da história. Isso se consegue, por exemplo, através de realidade virtual, vídeo em 360 graus e áudio binaural, recursos explorados durante o Foro.

Houve espaço ainda para se debater o fenômeno transmídia, modelo de produção que distribui conteúdos originais por múltiplas plataformas integradas. Nessa temática, o pesquisador do GJOL, Pedro Vasconcelos, apresentou a conferência Una radiografía de la transmedia de no-ficción.

Por fim, o Foro também abriu espaço para o relato de produtos. Destaque para podcasts, newsletters e ações jornalísticas autogeridas.

Em breve, todas as conferências estarão disponíveis no Youtube.