O Programa de Pósgraduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom) e o Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL) anunciam a chegada do professor Joseph Straubhaar como professor visitante. O professor Straubhaar é um renomado pesquisador na área de comunicação e cultura, com vasta experiência em estudos sobre mídia, tecnologia e globalização, e chega a partir do edital Capes Print UFBA.

Straubhaar é atualmente professor emérito da Universidade do Texas em Austin, onde atua como diretor do Centro de Mídia, Tecnologia e Sociedade. Ele também é autor de diversos livros e artigos sobre comunicação e tecnologia, incluindo o aclamado livro “World Television: From Global to Local”, que foi traduzido para várias línguas e é uma referência na área.

Estadia

Durante sua estadia como professor visitante no PósCom, que se estenderá de de 27/março a 10/abril de 2023, Joseph Straubhaar trabalhará sob a tutoria da professora Suzana Barbosa, coordenadora do GJOL.

A presença do professor Straubhaar representa uma oportunidade única para os estudantes e pesquisadores do no PósCom, do GJOL, da UFBA e de outras instituições no país que atuam na área de comunicação e cultura.

Bio

Joseph D. Straubhaar é o Professor de Comunicação no Department of Journalism and Media Studies, and Radio-TV-Film da University do Texas em Austin. Ele foi diretor do Programa de Estudos de Mídia Latino e Latino-Americana da College of Communication de 2012 a 2018 e Diretor do Centro de Estudos Brasileiros dentro do Instituto Lozano Long para Estudos Latino-Americanos de 2003 a 2006. Ele leciona em RTF na UT desde 1998 e em Jornalismo desde 2018. Anteriormente, lecionou na BYU (1994-98) e na Michigan State (1983-1994). Antes disso, foi Oficial de Serviço Exterior dos EUA (1975-1983) no Brasil e em Washington DC.

Seus principais interesses de ensino, pesquisa e escrita estão na teoria da mídia e da cultura global, na TV global, na mídia digital e na divisão digital nos EUA e em outros países, na produção e fluxo de televisão latino-americana e global. Seu ensino de pós-graduação inclui teoria da mídia, mídia global, mídia latino-americana e métodos de pesquisa qualitativa e etnográfica. Seu ensino de graduação abrange a mesma gama, além de introdução aos estudos de mídia, televisão global, introdução à mídia global, televisão latino-americana e mídia e sociedade. Ele faz pesquisas no Brasil, em outros países da América Latina, Europa, Ásia e África, e já levou grupos de estudantes para a América Latina e Ásia. Ele já ministrou seminários no exterior sobre métodos de pesquisa em mídia, a divisão digital e a mídia global. Ele é professor visitante regular na Universidade de São Paulo e na Universidade Estadual de São Paulo-Bauru. Ele faz parte do conselho editorial da Communication Theory, International Journal of Communication, Journal of Broadcasting and Electronic Media, Chinese Journal of Communication, Studies in Latin American Popular Culture, Comunicación y Sociedad, Chinese Journal of Communication e Revista INTERCOM.

Ele tem um livro co-escrito a ser lançado, From Telenovelas to Netflix: Transnational, Transverse Television in Latin America, pela Palgrave-McMillan. Seu livro co-escrito, Television In Latin America, com John Sinclair, foi publicado pela BFI/McMillan (2013). Seu livro co-editado recente é Karin Wilkins, Joseph Straubhaar e Shanti Kumar, editores. (2013). Comunicação Global: Novas Agendas em Comunicação. Londres: Routledge. Seu livro editado, A Persistência da Desigualdade no Technopolis: Raça, Classe e a Divisão Digital em Austin, Texas, foi publicado em 2011 pela University of Texas Press. Seu livro, World Television from Global to Local, foi publicado pela Sage em 2007. Uma 10ª edição revisada de seu livro didático com Bob LaRose, Media Now, foi publicada pela Wadsworth/Cengage.

 

{Escrito em colaboração com o ChatGPT}