Paulo Markun, renomado jornalista brasileiro com mais de 50 anos de carreira, ex-presidente da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura) e, atualmente, mestrando no PósCom, realizará uma palestra aberta na Facom sobre sua carreira e sua pesquisa atual focada no jornalismo digital. A palestra acontecerá nesta segunda-feira, 27 de março, às 9h, no Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA, em Salvador.

Durante a palestra, denominada “ChatGPT, Youtube e o leite das crianças: volta às aulas, meio século depois”, Markun abordará sua trajetória profissional, que teve início nos anos 70, como repórter da Folha de S. Paulo, passando por diversas outras publicações e veículos, como a TV Cultura, onde apresentou o Roda Viva e foi chefe de reportagem, além de ter sido presidente da Fundação Padre Anchieta.

Em relação à sua pesquisa atual, que segue no Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL), o jornalista abordará novas facetas do jornalismo digital em relação com tecnologias emergentes, especialmente, as inteligências artificiais (IAs) na produção de conteúdo.

Bio

Paulo Markun é um jornalista, documentarista e escritor brasileiro nascido em São Paulo em 1952. Formado em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), iniciou sua carreira na imprensa como repórter do jornal O Estado de S. Paulo. Em 2023, iniciou seu mestrado em Cultura Digital no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom) da Universidade Federal da Bahia e participar do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL).

Ao longo de sua trajetória profissional, atuou em diversos veículos de comunicação, como a TV Cultura e a TV Globo. Na TV Cultura, fui chefe de reportagem e apresentou o programa Roda Viva, que se tornou referência no jornalismo político brasileiro. Também foi presidente da Fundação Padre Anchieta, que gere a TV Cultura.

Atualmente, Paulo Markun mantém o blog “Pedro e Paulo Markun” no Portal UOL em parceria com seu filho Pedro.

{Escrito em colaboração com o ChatGPT}