No dia 25 de fevereiro, às 8h30, o Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-Line do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (GJOL/PÓSCOM/UFBA) realiza Mesa no Congresso UFBA 2021 para marcar o lançamento da nova coletânea “GJOL 20 anos: A trajetória da pesquisa na pós-graduação”, que registra os principais artigos e comunicações em eventos de pesquisadores do grupo ao longo das últimas duas décadas.

A Mesa será composta pela coordenadora do GJOL, Suzana Barbosa, pelo fundador do grupo Marcos Palacios, pelo atual coordenador do GT Estudos de Jornalismo da Compós, Frederico Tavares, pela pesquisadora Juliana Teixeira (Professora na UFPI) e por Adalton dos Anjos, um dos organizadores da coletânea. A transmissão ocorrerá pelo Youtube da UFBA, na Sala J.

 

Saiba mais sobre a nova coletânea do GJOL

A nova coletânea produzida pelo Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-Line do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (GJOL/PÓSCOM/UFBA) resgata o histórico de duas décadas de pesquisas realizadas no grupo e está sendo lançada em formato e-book. Intitulado “GJOL 20 anos: A trajetória da pesquisa na pós-graduação”, o livro reúne 25 trabalhos de integrantes do GJOL que contribuíram para o desenvolvimento dos estudos em jornalismo digital no Brasil. Para acessar a publicação gratuitamente e fazer download clique neste link: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32611

Os capítulos do e-book editado pela Edufba, após aprovação no edital Judith Grossmann, estão divididos em cinco seções temáticas: Conceitos, Práticas, Didática, Produtos e Dispositivos. A distribuição dos artigos e comunicações em eventos dos pesquisadores pretende ajudar o leitor a compreender a trajetória da pesquisa em jornalismo digital desenvolvida no ambiente do GJOL.

A organização da coletânea ficou a cargo de Washington José de Souza Filho e de Adalton dos Anjos Fonseca, ambos membros do grupo. Eles contaram com a curadoria da atual coordenadora do grupo, Suzana Barbosa, e dos fundadores do GJOL Elias Machado e Marcos Palacios.