Jornalismo é a palavra mais mencionada nas 49 produções científicas do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (Gjol), compreendendo teses e dissertações a partir de 2000 até as recentes publicações de 2020. A sondagem dos dados foi feita por meio de busca e coleta de informações nos sites do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Gjol.

A ideia do levantamento surgiu dos pesquisadores Alexandro Mota, Ana Virgínia Torga e Talyta Singer durante a II Escola de Verão organizada pelo INCT.DD (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital) e realizada em janeiro de 2020 na Faculdade de Comunicação (Facom) da UFBA. Para a análise quantitativa e qualitativa dos dados, as pesquisadoras Ana Virgínia e Talyta utilizaram o software Atlas.ti 8, que proporcionou uma experiência inovadora tanto em relação à sistematicidade do estudo quantitativo, quanto à agilidade na análise qualitativa da vastidão de dados presentes nos 25 anos que o Gjol produz investigações e novos conhecimentos no domínio científico a respeito do Jornalismo em Redes Digitais e das Novas Tecnologias de Comunicação.

Depois de juntar as 49 produções científicas no Atlas.ti, o estudo automatizado fez a coleta das palavras em todo o material das teses e dissertações, incluindo desde o título até as referências. Além disso, houve a utilização da stopwork (palavra vazia), ou seja, uma operação computacional na qual a palavra é removida antes ou após o processamento de um texto em qualquer idioma. A lista de stopword utilizada contemplou artigos no singular e no plural, preposições, adjetivos etc..

Na contemporaneidade, as metodologias de Big Data são um recurso adicional para melhor compreensão dos fenômenos sociais. Como “um procedimento computacional bem definido que pega algum valor, ou um conjunto de valores, na entrada e produz algum valor, ou um conjunto de valores, como saída” (CORMEN et alii, 2009, p. 5), os algoritmos abrem um campo de possibilidades, especialmente, no que diz respeito as novas metodologias digitais no campo das Ciências Sociais Aplicadas.

O percurso do conhecimento construído coletivamente pela rede de pesquisadores do Gjol tem possibilitado ampliar e atualizar a construção de um quadro de referências para o arcabouço teórico-metodológico do campo, bem como tem proporcionado a compreensão básica do estado da arte no que se refere aos aspectos dos processos e do fundamento do jornalismo digital, a partir da história da temática, da literatura clássica e recente. O estar vivo da rede de pesquisadores é fruto do investimento intelectual, da produção científica e do compromisso com a formação e o desenvolvimento educacional da atual direção com a Prof.a Dr.a Suzana Barbosa e com a contribuição de vanguarda dos Professores Doutores Marcos PalaciosElias Machado.

Referências

CORMEN, T. H. et al. Introduction to Algorithms. Disponível em: <https://mitpress.mit.edu/books/introduction-algorithms-third-edition>. Acesso em: 2 jan. 2020.