“É importante ter uma rotina para não ficar perdida. Como tenho mais tempo livre, consigo me dedicar mais aos meus desenhos. Também consigo ter mais tempo para relaxar, já que tinha uma rotina muito cheia na escola”, diz Yumi M., 10 anos, Salvador, para o jornal Joca.

Seu depoimento é parte de uma das edições especiais do periódico infantil sobre a pandemia do novo coronavírus. O jornal disponibilizou dois desses cadernos impressos no site em formato pdf e tem mantido outros conteúdos gratuitos (alguns exigem cadastro) na seção online “Novo coronavírus: conteúdos jornalísticos e pedagógicos”.  

Capa da edição 146 do Joca

Na seção, além das matérias e atualização diária dos números de contaminados e mortos pela COVID-19 no Brasil, há indicação de fontes de informação confiáveis para as crianças, incluindo um curso online do Ministério da Saúde sobre o coronavírus, orientações para pais ou responsáveis e planos de aulas e um curso EAD para professores sobre como formar cidadãos críticos unindo jornalismo e comunicação.

A maioria dos conteúdos estão em formato de texto, acompanhados de ilustrações, mas há também podcasts e webinars. Em todos os tipos, há participação ativa das crianças.

Na edição #15 do podcast Revisteen CBN Joca, por exemplo, a jornalista Petria Chaves coapresenta o programa com Henrique, 11 anos, que mora na Itália desde 2016. Ele conta como tem lidado com a experiência em quarentena, a saudade dos amigos e a gradual saída italiana do período de distanciamento social.

Tanta diversidade de conteúdo e formato coloca a cobertura do Joca sobre a pandemia como a mais completa dentre as iniciativas brasileiras de jornalismo infantil que observamos.

Novos produtos surgindo

Enquanto o Joca está prestes a completar 10 anos de atuação, produtos novíssimos estão surgindo nos últimos meses para reportar às crianças assuntos da atualidade.

Destacamos a jornal digital Six Feet of Separation, criado pelo jornalista Chris Colin, de São Francisco, EUA, para distrair as crianças na quarentena e fazer com que compartilhassem sua visão de mundo sobre o contexto atual.

Ele pediu aos filhos de amigos e vizinhos que lhe enviassem artigos. O volume de respostas foi maior do que Chris esperava, mas ele fez questão de colocar todos os textos na edição.

São 30 páginas com contos, coluna de conselhos, horóscopos e desenhos animados. Todos produzidos por crianças.

Capa da primeira edição de Six Feet of Separation

Como não é possível fazer download do material, o consumo dos textos fica restrito ao site. Mas a ideia de criar um produto relativamente simples (um compilado de textos) serve de inspiração para iniciativas similares e pode ser replicada em outros formatos.

Também no país norte-americano, o Nightly News, telejornal diário do canal NBC News, lançou sua edição infantil em abril. As crianças enviam vídeos com perguntas para a produção do programa e o âncora Lester Holt as reporta para os entrevistados.

Dentre os tópicos abordados na última publicação, estão a atual onda de protestos antirracistas, a importância do uso de máscara na prevenção contra a COVID-19 e como são escolhidos nomes para furacões!

Edição de 4 de junho do NCV News: Kids Edition