O Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL) reforça o conjunto de docentes-pesquisadores, este ano, com a chegada de duas novas professoras: Jan Alyne Barbosa, professora Associada I; e Lívia de Souza Vieira, professora Adjunta. Ambas passam a desenvolver atividades de pesquisa no GJOL e a lecionar no curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação (Facom). Conheça um pouco da trajetória acadêmica de cada uma das novas professoras e pesquisadoras.

Jan Alyne Barbosa

Jan Alyne Barbosa

Jan Alyne Barbosa, Professora Associada I da Facom

Professora Associada I da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora permanente e orientadora do Mestrado em Comunicação e Temporalidades da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), vinculada à linha de Pesquisa “Interações e emergências da comunicação”.

É membro do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-Line (GJOL) e do Grupo de Pesquisa em Semiótica da Comunicação (GPESC) da UFBA. Leciona e pesquisa nas áreas de (Ensino de) Comunicação e Jornalismo Digital, Multimodalidade, e Metodologias da pesquisa em Comunicação. Suas pesquisas têm sido reformuladas por ocasião do pós-doutorado na Bremen Universität (2018-2019) e atualmente, estão focadas na análise e desenvolvimento de artefatos multimodais, com ênfase em semântica do discurso multimodal, sócio-semiótica e estudos de software.

Publicações em livros e revistas acadêmicas bem como outras atividades de pesquisas podem ser visualizadas no currículo lattes.

 

Lívia de Souza Vieira

Lívia de Souza Vieira

Lívia de Souza Vieira, professora Adjunta da Facom

Lívia de Souza Vieira é professora adjunta no Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA); doutora e mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com doutorado-sanduíche na Birmingham City University (Inglaterra).

Faz estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Tem especialização lato sensu em Comunicação Empresarial pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e graduação em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

É editora da newsletter Farol Jornalismo. Tem se dedicado ao estudo das transformações da produção jornalística no ecossistema digital, com ênfase para as questões éticas. Sua dissertação de mestrado Parâmetros éticos para uma política de correção de erros no jornalismo online foi vencedora, em 2015, do Prêmio Adelmo Genro Filho, promovido pela SBPJor.

Já trabalhou na Faculdade IELUSC como docente nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, na Petrobras como analista de conteúdo digital sênior, na Fundação Pró-Rim como jornalista, na agência A2C como líder de conteúdo interativo e no jornal Folha Dirigida como repórter.

Publicações em livros e revistas acadêmicas bem como outras atividades de pesquisas podem ser visualizadas no currículo lattes.