A ideia de aplicativos sumarizadores, ou seja, agregadores de notícia que resumem de forma otimizada informações para dispositivos móveis, começou com o Summly, lançado pelo jovem britânico Nick D’Aloisio, de 16 anos.

Apesar de ser lançado no final de 2011, o app se popularizou no ano seguinte, e logo adquirido pelo Yahoo! em março de 2013, sem valor divulgado. No início deste ano, o Yahoo! lançou seu News Digest, uma espécie de resumo atualizado de notícias com a mesma tecnologia de sumarização desenvolvida para o Summly.

yahooscreens1

Para o Yahoo!, a ideia do aplicativo é manter as pessoas rapidamente informadas sobre grandes temas, por meio de duas atualizações, enviadas ao usuário ao longo do dia. Trata-se de uma curadoria de informações, vindas de diversas fontes. A tecnologia trata de atomizá-las para o aplicativo.

A forma de apresentação do News Digest remete às narrativas verticais multimídia. Uma história completa apresenta um pequeno texto inicial, seguido por galeria de fotos ou vídeos, referência da Wikipedia de algum personagem ou fato relacionado ao tema, um mapa do local, tópicos relacionados e postagens do Twitter.

As cores utilizadas no aplicativo demarcam as editoriais. O hard news é classificado por regiões do mundo (Asia-Pacífico, África, Europa, Oriente Médio, por exemplo), além de notícias sobre economia, tecnologia, ciência, cultura e esportes. Cada atualização apresenta 12 histórias.

yahooscreens2

Recentemente premiado pela Apple como um dos melhores aplicativos do ano, o Yahoo! News Digest perde um pouco da proposta táctil de seu predecessor, agora mais simplificado e de fácil aprendizado na navegação. O clique prolongado sobre a narrativa não permite mais o aparecimento da rosácea que exibia opções de compartimento. Ainda assim, a tecnologia de sumarização funciona bem. Aguarda-se por mais apostas de sumarizadores para dispositivos móveis. Estes ‘robôs’ competiriam com os vespertinos para tablet?