Um estudo encomendado à empresa Portage pela USA Today revelou que os temas relevantes para as redes sociais Facebook e Twitter em agosto desse ano nos Estados Unidos. Na rede de Zuckerbeger, o assunto foi o viral “ Desafio do Balde de Gelo”, que diz ser um vídeo de conscientização sobre a doença generativa Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Enquanto no Twitter, o assunto mais comentado foram os protestos em Ferguson em decorrência do assassinato de Michael Brown, vítima de racismo.

Realizada entre os dias 9 e 20 de agosto pela empresa educacional Portage, a pesquisa analisou a linha do tempo (timeline) de 100 mil perfis de usuários norte-americanos, sendo que 3250 mencionavam os protestos em Ferguson – o equivalente a 3,5% dos usuários. Em contrapartida, 7703 usuários falavam sobre o “Desafio do Balde do Gelo”. Ou seja, o envolvimento com o viral é 2,4 vezes maior que o caso Ferguson. Nessa investigação, considerou-se envolvimento comentários, compartilhamentos e curtidas.

Graças à ampliação das ferramentas do Twitter, o público dessa rede pode ver o quanto um determinado tema é discutido. Um exemplo disso foi o uso da ferramenta #Reverb, através da qual vídeos, fotos das marchas, que foram retuitadas dezenas de milhares de vezes. A hashtag #Ferguson apareceu cerca de 15 milhões de vezes.

De acordo com a Portage, a explicação para a diferença entre as redes sociais é a de que no Twitter, sabemos o que os nossos seguidores estão postando, espalhando e retuitando, além de termos acesso aos tópicos mais comentados. Já o Facebook utiliza um algoritmo de classificação que filtra aquilo que é exibido nos feeds de notícias. Ou seja, aquilo que o usuário vê, ao abrir a lista de posts e links compartilhados, é filtrado com base na atividade anterior.

Para ler a matéria completa (em inglês), clique aqui.