Uma pesquisa empreendida pela agência de publicidade Lew’Lara/TBWA, com o objetivo de identificar a imagem dos jornais junto a diferentes públicos, revelou que a sua credibilidade já não se limita ao impresso, estendendo-se às plataformas digitais, como a web, os tablets e os smartphones. Esse resultado mostra que os jornais permanecem sendo fonte essencial de informação, fundamentando não apenas posts das redes sociais, como também conversas profissionais e pessoais. Além disso, contribuem para lançar, consolidar e renovar marcas e produtos.

Outra pesquisa recente encomendada pela Secretaria de Comunicação Social do governo federal ao Ibope confirma esse panorama: 53% dos 18,3 mil entrevistados que leem jornais impressos afirmam confiar nas notícias publicadas. Outro dado é que 57% das pessoas que realizam pesquisas por notícias na web se baseiam nos sites de jornais.

Cabe considerar, porém, que a pesquisa da agência Lew’Lara/TBWA foi solicitada pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), a fim de gerar uma campanha lançada hoje no 10º Congresso Brasileiro de Jornais, que acontece até amanhã, em São Paulo. A intenção da campanha é evidenciar que o jornal continua sendo um dos meios de comunicação mais fortes do mercado. Ou seja, reafirma o impresso enquanto central em um contexto atualmente caracterizado por múltiplas plataformas, o que pode suscitar questionamentos diversos.

Mais informações sobre a pesquisa podem ser obtidas em O Globo, que publicou uma matéria reunindo entrevistas com Ricardo Pedreira, diretor-executivo da ANJ; Marcello Moraes, diretor geral da Infoglobo; Francisco Mesquita, diretor-presidente do Grupo Estado; Antonio Manuel Teixeira Mendes, diretor-superintendente do Grupo Folha; e Marcelo Rech, diretor-executivo de Jornalismo do Grupo RBS.