Paul Bradshaw dá seguimento a uma série de postagens sobre as transformações da indústria da notícia face à superação da escassez de informação e centra-se agora sobre os três tipos de informação (Feeds Rss, Redes Sociais e Bases de Dados) e os seis novos papéis jornalísticos que os acompanham: o Editor de Agregação (Agreggator Sub), o Jornalista Móvel (Mojo), o Minerador de Dados (Data Miner), o Produtor Multimídia (MM Producer),o Especialista em Redes (Network Specialist),o Editor de Comunidade (Community Editor).
No diagrama acima, os diferentes papéis estão relacionados aos diferentes tipos de informação. Bases de dados são usadas particularmente pelo Minerador de Dados e pelo Produtor Multimídia, Feeds Rss por todos, exceto pelo Minerador de Dados.
Redes Sociais (online e físicas) são importantes no trabalho dos Jornalistas Móveis (Mojo), dos Editores de Comunidade e dos Especialistas em Redes.
Bradshaw assinala que, como sempre em suas postagens, ele está tratando de idéias ainda provisórias e em elaboração e pede a colaboração de seus leitores para, através do debate, aprofundá-las e refiná-las.

marcos palacios