Um programa que emula uma mulher e flerta com homens está sendo utilizado em salas de chat na Rússia e conseguindo extrair informações pessoais e até bancárias daqueles que têm o coração roubado pelo software. A inteligência artificial de CyberLove é sofisticada a ponto de iludir suas vítimas que não são capazes de diferenciar entre o chatbot e um ser humano. A notícia foi comentada no Cnet/News. O software é bastente rápido em seu funcionamento, tendo sido capaz de estabelecer 10 relaçoes em 30 minutos, conseguindo extrair perfís completos de suas vítimas, com nome, informações de contato e fotos.
“Como uma ferramenta que pode ser usada por hackers para produzir fraudes de identidade, o CyberLove demonstra um nível sem precedentes de engenharia social”, comenta Sergei Shevchenko, especialista da PC Tools em análise de malware (programas mal intencionados).
CyberLover tem a habilidade de oferecer uma larga gama de perfís femininos, indo da “amante romântica” à “predadora sexual”. Algumas vezes o programa foi utilizado para conduzir a vítima para um “site pessoal”, onde seu computador era infectado por programas espiões.
O fato é que, com tais características, o CyberLove realmente parece passar no Teste de Turing.
marcos palacios