Foi lançado e está disponível na Internet o primeiro número de MATRIZes, a mais nova revista acadêmica brasileira na área de Comunicação.
MATRIZes surge para comemorar os 35 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da USP e “em meio à maior reforma de sua história”, afirma a Maria Immacolata Vassallo de Lopes, coordenadora do Programa e Diretora de MATRIZes.
O nome da revista, explica Vassallo de Lopes, representa “o vigor de uma matriz em se modificar e, ao mesmo tempo, renovar seus ideais e princípios dentro de uma universidade pública”.
A secção Dossiê Seção Dossiê, que tematiza Perspectivas Autorais dos Estudos de Comunicação , traz artigos de Muniz Sodré, Jesús Martín-Barbero, Bernard Miège, Ciro Marcondes, Lucia Santaella e Giovanni Bechelloni.
Para a reflexão sobre as práticas, produtos e processos midiáticos foi criada a Seção Media Literacy e gramáticas de televisão e das mídias móveis são os objetos dos artigos neste número. A Seção Em Pauta apresenta discussões de assuntos que estão na ordem do dia como: a identidades face aos meios, o cosmopolitismo, a pesquisa bibliométrica em comunicação, uma homenagem a Jean Baudrilhard e as relações entre tecnologias e educação.
Resenhas de três lançamentos – os livros de Vilém Flusser, Boaventura Souza Santos e François Dosse, completam o conteúdo do primeiro número de MATRIZes.
marcos palacios