Geottaging é a “inscrição” em uma arquivo fotográfico digital de dados referentes ao local exato onde uma foto foi tomada. Tais dados, produzidos por aparelhos GPS (Global Positioning System) e agregados à informação digital que compõe o arquivo fotográfico, servem então para relacionar imagens com posicionamentos espaciais exatos em um mapa.
A idéia é acabar com dúvidas cruéis que costumam aparecer quando visitamos um álbum de fotografias, ou tentamos classificar fotos esquecidas por algum tempo em um canto recôndito de nosso computador ou em pilhas de CDs:
“Onde ficava mesmo esta vilazinha tão linda, que fotografamos na Polônia (ou terá sido na Hungria?) no verão de 2001?”
Atualmente é muito fácil a classificação e recuperação fotos em função de “quando” elas foram obtidas. Classificá-las automaticamente por “lugar”, através de dados GPS, ainda não é uma tecnologia ao alcance de todos, já que envolve equipamentos e softwares externos à máquina fotográfica e de operação reativamente especializada.
Avanços no sentido da popularização da tecnologia de geotagging já se fazem avistar. Câmeras que podem ser diretamente acopladas a aparelhos GPS estão no mercado e a incorporação do geotagging como uma função interna da máquina fotográfica é uma questão de tempo, segundo os especialistas, apesar das dificuldades envolvidas quanto a custos e consumo de energia extras.
Desde o ano passado, o Flickr já oferece algumas possibilidades de geotagging.
Uma postagem no c/net News descreve o estado da arte.
marcos palacios