Não, não, hoje é domingo, dia de descanso, e portanto não estamos falando de fontes jornalísticas, mas de fontes tipográficas.
Antigamente, praticava-se a Grafologia, o estudo da personalidade de uma pessoa por meio de sua escrita. Inclinações das letras, escrever a na linha ou acima dela, forma de cortar “t”s, colocar ou não pinguinho nos “i”s, e outros detalhes, supostamente indicavam traços de personalidade do escritor. Com o declínio da escrita manual e a ascensão da digitação, esse tipo de prática tem seus dias contados.
Certo?
Não, errado.
Algo começa a tomar o lugar da Grafologia e, ao que parece, com pretensões mais científicas. O Calgary Herald (Canadá) traz uma reportagem informando que um estudo realizado na Universidade de Wichita, no estado de Kansas (Estados Unidos), revela que a escolha de fontes utilizadas em e-mails, textos na web, scrapbooks e outras comunicações na telinha, manda uma forte mensagem sobre a pessoa que está no teclado.
Preferência por fontes sans-serif (sem serifas), ou seja sem aqueles pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras, como Verdana, Century Gothic e Arial, indicam pessoas profissionais, que querem que os leitores mantenham foco no conteúdo e não em peculiaridades do estilo ou personalidade do autor.
Tipo monoespaçados, como Courier New, nos quais todos os caracteres têm a mesma largura, implica em falta de imaginação, mesmice.
Já fontes extravagantes, como Gigi ou Whimsy, costumam ter por trás pessoas altamente criativas, femininas ou instáveis.
Fontes modernas, como Impact e Rockwell Xbold, foram mais associadas com adjetivos masculinos: rude, assertivo, pouco refinado.
E as fontes serifadas, como a Georgia e Times New Roman, apontam para pessoas práticas, maduras e formais.
Naturalmente o problema começa pelo fato de que Times New Roman é um default da maioria dos softwares e poucas pessoas se dão ao trabalho de escolher outras fontes, a não ser em ocasiões especiais. Mas não seriam justamente essas ocasiões “especiais” as mais reveladoras?Quer mais?
marcos palacios