Durante algum tempo, foi comum que celebridades tivessem seus sites clonados, por admiradores ou por pessoas interessadas em manchar a imagem daquela determinada pessoa.
Agora não são apenas as celebridades que viram clones. “Uma nova tendência que vem irritando muitos usuários no Orkut é o clone de anônimos — por falar nisso, você já checou se não existe uma cópia sua por lá?
Em alguns casos, o falsário usa seu próprio nome ou cria uma terceira identidade, copiando “apenas” dados do perfil e as fotos de sua “vítima” (ou seria seu “ídolo”?).
Quando o roubo se refere apenas às fotos, e não aos textos, fica muito mais difícil descobrir a falcatrua, já que não há como fazer buscas por imagens nesse site do Google.
Não há uma única razão para esse tipo de imitação: muitas vezes ela é feita para difamar o verdadeiro dono das informações, enquanto em outras os fraudadores apenas gostam daquilo que vêem no perfil alheio. Assim, eles simplesmente copiam tudo o que encontram pela frente, sejam fotos de família ou declarações “sinceras” de amor.
Nas comunidades “Copiaram meu perfil” e Clonagem de Perfil é Crime não faltam casos de pessoas indignadas com a situação”.
marcos palacios