Alberto Cairo, ex-diretor de infografia do El Mundo e considerado um dos melhores nesse gênero na atualidade, é agora Professor Assistente na University of North Carolina e estará lançando em 2008 seu primeiro livro (Visual Journalism: Print and Multimedia Infographics Storytelling).

Em uma entrevista para a Online Jounalism Review, Cairo adianta conteúdos de seu livro, dá exemplos de bons trabalhos sendo feitos atualmente na área da infografia e comenta os erros mais comuns de quem trabalha com infografia jornalística.
“O erro mais grave”, – segundo Cairo -, “é acreditar que infografia é um ramo do design gráfico, ou que tem a ver apenas com ilustração. Infografia, como qualquer outra forma de narrativa jornalística, depende de conteúdos sólidos e precisos. É ótimo se você pode criar animações excelentes em 3D e cenários interativos, mas se seu conteúdo for fraco, a apresentação será fraca. Não há boa infografia sem boa apuração jornalística”.
Cairo fala também dos critérios a serem adotados para decidir se uma infografia deve ou não ser utilizada em um determinado tipo de situação jornalística.

marcos palacios