A partir de um artigo publicado no The New York Times, o Journalistopia prevê conflitos sobre atividades de blogging durante os Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro, em julho. Atletas, técnicos, massagistas, roupeiros, etc, num total de mais de 7 mil pessoas, serão proibidos de manter blogs, flogs ou vlogs durante a competição. A proibição tenta garantir a exclusividade de imagens e informações em primeira mão sobre os Jogos.
Problemas na certa… Será difícil impedir que as informações vazem, ainda que a assinatura no Blog possa não ser a do próprio atleta. Um atleta ou técnico não poderia blogar com pseudônimo? Quem vai fiscalizar quem está blogando? Os atletas não poderão usar laptops ou acessar Internet em seus alojamentos? Vão confiscar todas as máquinas fotográficas e câmeras de vídeos dos atletas e técnicos?
Parece tudo muito ridículo e fora de lugar nos dias que correm. No site oficial dos Jogos não há qualquer menção da neanderthalesa proibição.
O artigo do The New York Times faz um histórico de casos anteriores de restrições à disponibilização online de imagens esportivas.

marcos palacios