“Se todos os jornais norte-americanos impedissem o Google de roubar seus conteúdos, o que o Google faria, e que lucratividade teria?”
A pergunta, colocada pelo bilionário empresário Sam Zell, que em março comprou a Tribune Corporation, serve de ponto de partida para um comentário de Robert Niles, na Online Journalism Review.
Niles assinala que a posição de Zell, que parece ver a Internet como parasita um de jornais, é totalmente equivocada. Para Niles, o fato de que Google recupera e hiperlinka as notícias dos jornais está levando milhões de leitores a descobrir e ler tais notícias, visitando os sites dos jornais, que outra forma passariam desapercebidos ou teriam um fluxo de usuários muito mais reduzido.
Sem possibilidade de linkar para jornais, os buscadores levariam seus usuários apenas a fontes não jornalísticas, fazendo ainda mais tenebroso o futuro dos jornais.
Nile comenta também que nem todos os empresários da comunicação têm a mesma visão estreita de Zell e reproduz outros pontos de vista, obtidos por ele por e-mail.

marcos palacios