Jorge Camões, analista de informação de negócio na indústria farmacêutica, com um mestrado em estatística e gestão de informação, mantém o BizViz, um dos poucos blogs em português sobre Visualização da Informação.

Jorge define e justifica assim o seu projeto:
“Acredito que a visualização tem um papel decisivo na compreensão da informação e nas decisões que tomamos.
Acredito que o retorno do investimento em informação pode ser mais elevado caso as organizações incorporem mais conhecimento no processo de decisão através de estratégias adequadas de trabalho sobre a informação que garantam uma abordagem profissional da sua classificação e organização, análise estatística e visualização.
Embora a elaboração de apresentações seja uma das práticas que mais tempo consome nos departamentos de marketing, parece ser claro que a incapacidade para produzir, gerir e comunicar informação torna a maioria destas apresentações profundamente inúteis. Para muitos técnicos transvestidos em apresentadores, não passa de uma oportunidade para mostrar o fascinado amadorismo na utilização das ferramentas (vide a utilização dos efeitos de animação em Powerpoint).
Mas para que haja um verdadeiro retorno é necessário compreender que a cultura dominante na utilização da representação visual confunde a ilustração de alguns números (sem qualquer valor acrescentado) com uma verdadeira visualização de informação. Só isso explica o aparecimento regular de gráficos com um único valor.
A que se deve esta situação? Num nível mais profundo, ao sistema de ensino, que não fez as necessárias reformas para uma abordagem do conhecimento muito mais volátil e dinâmica. Também às organizações, quando não percebem que a formação nas ferramentas é diferente de saber o que fazer com elas. Aos produtores dessas ferramentas, ao enfatizarem o fogo de artifício e ao proporem opções por defeito medíocres. Finalmente, a cada um de nós pela indesculpável falta de curiosidade e sentido crítico.
Este blog não tem soluções para isso. Apresenta apenas as minhas opiniões no momento em que as exprimo. Gostaria de ajudar quem o visita a tomar consciência de que existem alternativas ao panorama actual e a elevar o nível de literacia gráfica. Sendo uma área em que a subjectividade e as perspectivas estéticas de cada um também pesam no resultado final, quero mostrar as minhas opções fundando-as em critérios plausíveis traduzidos da investigação científica (ela própria várias vezes contraditória nas suas conclusões). Sempre que possível, tentarei comparar representações gráficas publicadas com outras representações dos mesmos dados que, do meu ponto de vista, têm um maior valor acrescentado para a compreensão da realidade. Os maus exemplos são, muitas vezes, os melhores exemplos.

marcos palacios