Giuseppe Granieri em seu Blog Notes faz uma intervenção que resume e re-alimenta uma discussão sobre Mediawatching (Monitoramento da Média) que está transcorrendo na Blogosfera italiana. O tema geral é o pouco alcance e a pouca sistematicidade da atividade de Mediawatching, ao menos na Blogosfera italiana. A discussão foi levantada pelo jornalista Vittorio Zambardino no Blog ZetaVu e teve continuidade com Federico Fasce, em um artigo intitulado Ma il mediawatching, cos´é? (Mas, o que é Mediawatching?)

Granieri afirma é preciso atenção para “não se cair na tentação de imaginar ou prescrever (o Mediawatching) como um movimento organizado, ou pior, como uma corporação ou uma atividade profissional. De fato, essa é uma tentação interpretativa que todos temos, porque viemos de um tipo de gramática de média que tende a considerar as coisas como organizadas”. Mas a rede é, por sua natureza, o resultado de milhões de pequenas ações espontâneas e dependentes dos humores de cada qual.
Para Granieri, o mediawatching não se exprime através de atividade sistemática, mas através do próprio sistema:
“O mediawatching é o resultado das coisas que milhões de pessoas (os cidadãos monitorantes, que se ativam quando seus interesses assim os solicitam) fazem olhando para o mundo com seus olhos. Não, portanto, um “programa de trabalho” de alguns, mas sobretudo a realidade vista através do olhar de tantíssimos, quando se dispõem a olhar”.
Conheça mais detalhes do debate.

marcos palacios

A imagem da ilustração é de Carney