Apesar da imprensa brasileira ainda estar apresentando o fato como novidade (veja matéria do Estadão de hoje, na seção Vida Digital), a alegação de Sainul Abideen, um estudante de engenharia indiano, de que teria inventado um sistema capaz de armazenar até 450 GB de dados em uma folha de papel tamanho A4 (21 x 29,7 cm) está sendo vivamente contestada por especialistas da área de informática e documentação. A notícia original mereceu grande destaque no Arab News, um jornal em língua inglesa sobre o Oriente Médio, no sábado passado. Batizado com “Rainbow Technology”, o sitema proposto por Abideen está baseado no armazenamento de dados através de símbolos geométricos e gradações de cor, que seriam recuperados através da leitura de um scanner.

Desde então, o feito vem sendo contestado por especialistas, com argumentos que vão desde a qualidade dos scanners necessários para a leitura precisa dos dados armazenados dessa forma, até o fato que de que o papel é um meio instável e que as cores tampouco se mantém permanentemente inalteradas, além de considerações matemáticas em torno dos números envolvidos na apresentação de Abideen. Uma síntese das contestações foi postada no Techworld.

Sainul Abideen tem um Blog , inclusive com links para seus trabalhos publicados, mas nada foi postado ali sobre a Rainbow Technology. Contatado pelo Techworld, Abideen não quis revelar detalhes sobre o processo de scaneamento que estaria na base de sua alegada invenção.

A pergunta que fica é: por que o Estadão está dando com tanto atraso, uma notícia que já está merecendo comentários em torno dos comentários dos especialistas? A resposta é simples: porque seus jornalistas não acompanham o que ocorre na Blogosfera! Uma busca no Tecnorati, esta manhã (8:30 h. Brasília), usando como palavras-chave “Sainul Abideen”, retornou 215 resultados anunciando e comentando o alegado feito do estudante.

marcos palacios