O leitor de RSS Google Reader encerra oficialmente hoje suas atividades.

Criado em 2005, o Google Reader perdeu espaço internamente para outros produtos desenvolvidos pelo Google nos últimos oito anos, principalmente a rede social G+ e o agregador para dispositivos móveis Currents. O discurso do Google é que o uso do Google Reader vinha declinando, e a empresa optou por se concentrar em menos produtos.

O anúncio do fim foi feito em março e desde então mobilizou os milhões de usuários e fãs de RSS em busca de alternativas para o gerenciamento de informações que circulam online. Listamos aqui algumas destas alternativas (todas gratuitas, como o Google Reader), para web e dispositivos móveis.

Feedly – funcionando desde de 2008, tem a opção de importar automaticamente as assinaturas do Google Reader. Tem versões para web, Android e iOS.

The Old Reader – Desenvolvido em 2011, tem a proposta de ser um espelho do antigo sistema do Google Reader. Ainda não tem aplicativo para dispositivo móvel.

NewsBlur– Disponível para web, Android e iOS, possui versões gratuita e premium. Com layout semelhante ao Google Reader, tem como principal característica a ferramenta Real-time RSS.

Digg Reader – Desenvolvido após o anuncio do fim do Google Reader ainda está em fase beta. Por enquanto, somente para web e iPhone.

Além destes, listamos outros três produtos nativos para plataformas móveis:

Flipboard – lançado em 2010, restrito para uso em dispositivos compatíveis com o sistema operacional iOS. Ainda em 2010, foi eleito o melhor aplicativo do ano para iPad pela Apple. Hoje também está disponível para Android e tem a opção de transferência automática das assinaturas do Google Reader. Não possui versão para web.

Pulse – Planamente automatizado e tem no sistema algorítmico do produto o gesto curatorial. Nativo para plataformas móveis, lançou em 2012 uma versão para Web. Também tem a opção de transferência automática das assinaturas do Google Reader.

Google Currents – O agregador de notícias nativo para dispositivos móveis do Google. A exposição das informações combina dados de fontes próprias (como o Google News para web) com as assinaturas do usuário (como o Google Reader).