Estão abertas as inscrições para o seminário que celebra os 30 anos do Jornalismo Digital. O evento vai acontecer nos dias 21, 22 e 23 de maio, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, em Salvador. Na programação híbrida, estão atividades como palestras, apresentações de trabalhos e minicursos.

Na plataforma de inscrições, as opções de aquisição dos ingressos estão divididas entre os autores que vão apresentar trabalhos durante o seminário, os interessados em participar dos minicursos e os ouvintes.

Quem optar pela modalidade ouvinte terá acesso virtual e presencial às atividades da programação e deve adquirir os minucursos separadamente. Já os autores que tiveram seus trabalhos aceitos para apresentação durante o evento (sejam doutores, doutorandos, mestres ou mestrandos) devem se inscrever para as respectivas categorias e terão direito a um dos minicursos.

No primeiro dia de evento, 21 de maio, a abertura inclui uma homenagem aos fundadores do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-Line (GJOL). Em seguida, o professor João Canavilhas (Universidade da beira Interior, Covilhã – Portugal) ministra a palestra “E tudo a Internet levou: memórias póstumas do jornalismo tal como o conhecemos”. À tarde, acontecem seis minicursos, nas modalidades online e presencial.

São eles: 1) Como elaborar projetos de pesquisa: o Método GJOL (Alexandro Mota e Mariana Alcântara), 2) Práticas em Jornalismo de Dados para transformação social (Raíza Tourinho), 3) Aplicação de métodos visuais para análise de coleções de imagens jornalísticas (Eduardo Vasconcelos e Victória Dailly), 4) Narrativas acessíveis no jornalismo: da teoria à prática (Carla Beraldo), 5) Criação de mapas jornalísticos baseados em dados geoespaciais (Antônio Laranjeira), 6) Jornalismo de impacto sociocultural: como construir uma organização sem fins de lucro, mas sustentável (Rafael Gloria e Anna Ortega).

No dia 22, acontecem a mesa “Para onde estamos indo? Tendências para o Jornalismo Nativo Digital” e as sessões de apresentação de trabalhos. No dia 23, integrantes do GJOL apresentam suas pesquisas e a atividade “Comunicação pública e combate à desinformação: entrevista com Nina Santos” encerra a programação.

O seminário é promovido pelo Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-Line (GJOL), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Póscom/UFBA).

Para conferir detalhes da programação e realizar as inscrições, acesse even3.com.br/seminario-gjol/. Os valores promocionais vão até o dia 8 de maio e as inscrições para as categorias de autores e minicursos encerram no dia 16 de maio.