A trajetória acadêmica e de vida da pesquisadora Suzana Barbosa, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL) e também do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom), da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/Ufba), ganhou destaque na série de divulgação científica sobre mulheres nas ciências. Iniciativa do Centro de Disseminação da Ciência da Universidade Estadual de Santa Cruz (CDC/Uesc), em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti), a série busca dar visibilidade a mulheres pesquisadoras baianas ou radicadas na Bahia que são destaques pela contribuição acadêmica.

Natural de Morro do Chapéu, Suzana Barbosa mudou-se para Salvador para fazer cursinho e, em 1988, ingressou no curso de Comunicação com Habilitação em Jornalismo na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Após se formar, Suzana, que já estagiava na assessoria de comunicação do Teatro Castro Alves, continuou o trabalho no TCA e também foi contratada como repórter especial no Jornal Correio da Bahia, cobrindo áreas como Informática, Automóveis e Turismo.

Ingressou no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Ufba, onde, entre 2000 e 2002, pesquisou sobre o jornalismo online em portais locais. Entre 2003 e 2007, fez doutorado na Ufba, com estágio na Universidade da Beira Interior (UBI), em Portugal, e defendeu a primeira tese no Brasil sobre Jornalismo Digital em Base de Dados, o que lhe garantiu o Prêmio Adelmo Genro Filho em 2008.

Entre 2007 e 2008, fez seu primeiro pós-doutorado na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, e em seguida se mudou para Niterói, onde foi aprovada como professora adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF). Em 2010, foi aprovada como professora na Facom/Ufba e passou a integrar o Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL), além de ministrar aulas e orientar alunos na graduação e no PósCom. Entre 2013 e 2021, assumiu a direção da Facom e, em 2020, criou o projeto de extensão “GJOL Cast”, que promove debates, cursos e oficinas sobre jornalismo digital.

Em 2023, Suzana realizou outro pós-doutorado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (Eca/Usp) com estágio na Universidad Carlos III, em Madrid. Atualmente, ela é pesquisadora líder do Projeto #AcesseJOR, que visa promover inovações no jornalismo digital, e coordena o PósCom. Suzana destaca a importância de suas relações profissionais e acadêmicas, como seu trabalho na redação, seus orientadores e amizades, que foram fundamentais para sua trajetória e para o desenvolvimento de projetos que influenciam positivamente a formação de novos estudantes no campo do jornalismo.

A participação de Suzana Barbosa na série de divulgação científica sobre mulheres inspiradoras nas ciências, com imagens de sua trajetória e demais informações, pode ser consultada através dos perfis no Instagram @sectibahia, @cdcuesc e @grupojol. Para sugerir nomes de pesquisadoras mulheres para a série, basta entrar em contato com CDC Uesc ou Secti Bahia pelas mídias sociais.