A programação do I Seminário de Metodologia em Ciências Sociais, que aconteceu entre os dias 27 a 29 setembro, contou com o trabalho do pesquisador do GJOL Alexandro Mota. “Como investigar a comunidade interpretativa jornalística no contexto da plataformização: primeiras reflexões” foi o tema da discussão metodológica proposta pelo doutorando do Póscom-UFBA. A temática está relacionada com sua futura tese que investiga a especialização da cobertura jornalística das plataformas.

O evento, organizado pelo Methodos – Grupo de Pesquisa em Metodologia Política, aconteceu no Campus de São Lázaro da UFBA, em Salvador. A proposta, conforme a divulgação dos organizadores, foi promover “um fórum orientado para discutir desenho de pesquisa e metodologia” com viés interdisciplinar e “vendo a metodologia como forma de resolver problemas e quebra-cabeças concretos”.

Para Alexandro, o evento foi uma oportunidade de confirmar o seu trabalho como uma empreitada que exige compreensão de múltiplas frentes e de refleti-lo a partir de outras bases e se inspirar com pesquisas que têm diferentes visões sobre a contemporaneidade. A próxima edição da /minuta, newsletter que acompanha a pesquisa sobre a cobertura das Plataformas, assinada por Mota, deve detalhar as discussões levantadas no Seminário.

Ouça como foi a apresentação

 

Veja os slides exibidos no evento

I SMCS _ comunidade e método