As duas primeiras semanas do mês de julho foram de intensivas trocas de conhecimentos. A coordenadora do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL), Suzana Barbosa, participou de quatro eventos da área de Comunicação.
O primeiro, de 29 de junho à 1º de julho, foi o 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo onde apresentou um artigo durante o X Seminário de Pesquisa do evento que contou com uma ampla programação, incluindo lançamento de novos livros da área de Jornalismo e participação de mais dois membros do GJOL com apresentações.
O segundo evento acontecu de 5 a 7 de julho, quando foi realizado o 32º Encontro Nacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-Gradução em Comunicação (Compós) que reuniu grandes nomes da pesquisa em Comunicação, um dos congressos mais importantes da nossa área. O grupo de trabalho (GT) de Estudos em Jornalismo desse ano foi coordenado por Suzana Barbosa e teve com vice-coordenador Marcos Paulo da Silva (UFMS).
O teceiro evento foi no dia 11 de julho, quando Suzana foi uma das convidada para o Aplicom 2023, ao lado de Rita Paulino (UFSC) e William Robson (UERN) para uma mesa sobre grafos, infografia e metaversos no conhecimento sobre o mundo. O evento on-line teve como tema Tecnologia, Dados e Visualizações e foi idealizado e coordenado pelo professor Márcio Carneiro dos Santos (UFMA).
A quarta participação foi no modo presencial, também em São Paulo, onde Suzana Barbosa foi uma das entrevistadas do videocast Diálogos na USP que aborda temas da atualidade com a apresentação de Marcello Rollemberg. A conversa foi gravada dia 7 de julho e teve como tema “Jornalismo de dados: sua importância para a sociedade”. Com a participação de Beth Saad (USP), sua atual supervisora do estágio de pós-doutorado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), a coordenadora do GJOL comentou sobre a relação entre jornalistas, sociedades e Big Techs na dataficação da sociedade contemporânea.
Siga-nos nas redes sociais para mais conteúdos: @GJOL e @SuzanaBarbosa
Deixe uma resposta