Integrantes do GJOL participam do 20º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, que começa nesta quarta-feira (9) e segue até a sexta-feira (11) na cidade de Fortaleza (CE). Com o tema Entre crises e (re)construções: a pesquisa em jornalismo 20 anos depois, a ideia dos organizadores é abordar as duas décadas de realização do evento, um dos mais importantes da área. A programação completa pode ser consultada aqui.

Sessão coordenada #AcesseJOR

Na sexta-feira, a partir das 14h, a coordenadora do GJOL, Suzana Barbosa, vai mediar a sessão #AcesseJOR – acessibilidade, design e inovação social no jornalismo digital. A mesa deriva do projeto #AcesseJOR: protocolo de inovação social para o jornalismo digital, que reúne pesquisadores vinculados a instituições do Brasil, da Espanha, dos Estados Unidos e de Portugal.

Serão apresentados quatro trabalhos:

  • A acessibilidade da visualização de dados em produtos jornalísticos premiados (autores: Fernando Firmino da Silva; Rodrigo Cunha; André Holanda; Fabia Ioscote; Luciellen Lima, Claudia Quadros e Ana Carolina de Araújo Silva).
  • Circunscrevendo o campo conceitual e temático da acessibilidade: reflexões preliminares (autores: Kati Caetano; Joana Belarmino de Sousa; Ednilson Sacramento e Kelly Loddo).
  • #AcesseJOR: protocolo de inovação social para o jornalismo digital (autoras: Suzana Barbosa; Carla Beraldo; Mariana Alcântara e Raíza Tourinho).
  • Inovação e acessibilidade: o que os veículos jornalísticos nacionais e estrangeiros dizem que fazem (autores: Alexandro Mota; Adalton Fonseca; Alix Herrera; Lívia Vieira; Moisés Costa e Washington Filho).

Sessões livres

No mesmo dia, pela manhã, outros dois pesquisadores do GJOL vão participar da sessão livre Trabalho jornalístico e rotinas produtivas. Victoria Alvineiro apresenta o artigo intitulado As alianças estratégicas como negócio sustentável no jornalismo local: experiências dos nativos digitais nas regiões Norte e Nordeste. Já Pedro Vasconcelos apresenta O planejamento no jornalismo multimídia.