A pesquisadora do GJOL Carla Tonetto Beraldo foi uma das vencedoras da terceira edição do Desafio da Inovação GNI para América Latina do Google News Initiative (#GNIChallenge).
O projeto contemplado com o financiamento do Google é o Protocolo REVERTA, desenvolvido durante a pesquisa de mestrado de Carla, sob a orientação do professor e coordenador emérito do GJOL, Marcos Palacios, intulado “Quem cabe no seu todos?” Jornalismo e deficiência visual: um estudo sobre a acessibilidade e usabilidade de notícias em redes digitais. Trata-se de um inovador Protocolo de Acessibilidade para ser aplicado em qualquer Content Management System (Gerenciador de Conteúdo), como WordPress, por exemplo.
De acordo com Beraldo, esse projeto é importante para que as narrativas sejam acessíveis desde sua concepção nas redações. “Os jornalistas têm a responsabilidade de aprender a produzir conteúdo acessível e contribuir com uma sociedade mais inclusiva”, ressalta.
A ideia é que o uso em larga escala do Protocolo REVERTA possibilite uma adequação das funcionalidades dos gerenciadores de conteúdo para que tornem as notícias decodificáveis. “É uma relação ganha-ganha”, explica a autora. “Os usuários se beneficiam com a possibilidade de se apropriar das notícias, com boa usabilidade. Já o meio de comunicação melhora as suas buscas no Google, por meio de SEO”, completa.
Na metodologia do projeto constam a realização de uma pesquisa aplicada em duas redações para aperfeiçoar o Protocolo REVERTA e a criação de um protótipo de plugin para os gerenciadores de conteúdo que contribuam com a acessibilidade.
Carla Beraldo foi a única jornalista freelancer a ter projeto aprovado pelo #GNIChallenge. Ao todo, concorreram 353 candidatos oriundos dos 21 países da América Latina. Na lista dos 30 vencedores estão 11 iniciativas brasileiras. O resultado do concurso está disponível aqui.
O #GNIChallenge é um programa desenhado para estimular a inovação no processo de desenvolvimento de um ecossistema de notícias mais sustentável e diversificado. Os Desafios da Inovação da GNI possibilitam que organizações e jornalistas inovadores em todo o mundo apresentem novas ideias que promovam impacto no jornalismo digital, entendam melhor suas comunidades e desenvolvam novos modelos de negócios.
Deixe uma resposta