Membros do GJOL estarão participando do 31° Encontro Anual da COMPÓS, Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação, que acontece na modalidade on-line, entre os dias 06 e 10 de junho de 2022. O evento é considerado o mais relevante da área da Comunicação em termos de profundidade das discussões acadêmicas. Este ano, o encontro é realizado junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Imperatriz (MA).

Participações do GJOL:

A coordenadora do GJOL, Profa. Suzana Barbosa, participa ativamente das atividades do GT Estudos de Jornalismo do qual é vice-coordenadora.

Na segunda-feira, dia 06, às 18h30, a pesquisadora do GJOL Carla Beraldo recebe menção honrosa do Prêmio COMPÓS de Teses e Dissertações Eduardo Peñuela pela dissertação intitulada “Quem cabe no seu todos?” Jornalismo e deficiência visual: um estudo sobre a acessibilidade de usabilidade de notícias em redes digitais, orientada pelo Prof. Marcos Palacios, coordenador Emérito e Consultor Sênior do GJOL.

“Eu estou muito feliz porque além de ser o prêmio de pesquisa mais renomado da área, é um reconhecimento do nosso grupo de pesquisa e da qualidade da UFBA. E fico extremamente feliz por ser a primeira vez que um prêmio da COMPÓS vai para um trabalho com o tema da acessibilidade no jornalismo. Então, pra mim, um tema dessa relevância ter chegado à visibilidade é a maior conquista”, disse Carla Beraldo.

E na quarta-feira, dia 08, às 16h30, o pesquisador do GJOL Pedro Vasconcelos apresenta o trabalho intitulado A articulação analógico-digital como possibilidade no jornalismo transmídia no GT Cultura das Mídias. O trabalho propõe, do ponto de vista teórico e prático, a possibilidade de articulação entre conteúdos analógicos e digitais em projetos de jornalismo transmídia.

Clique aqui para conferir a programação completa do 31° Encontro Anual da COMPÓS.