O trabalho intitulado “Mobilidade, imersão e experiência: entre ajustes e discordâncias conceituais no jornalismo imersivo”, de Luciellen Lima e Suzana Barbosa, foi o que obteve a melhor nota após dupla avaliação cega pela Comissão Científica do #JDM2021 – Congresso Internacional de Jornalismo para Dispositivos Móveis, organizado pela Universidade da Beira Interior (Portugal) e LabCom.CA. Assim, o trabalho foi considerado o Best Paper dessa quinta edição do evento, que é bianual.

Luciellen Lima e Suzana Barbosa apresentando o paper no #JDM2021.

 

O artigo foi apresentado e discutido no primeiro dia do #JDM2021, 13 de dezembro, integrando a Mesa 2: Narrativas Jornalísticas para Dispositivos Móveis. O texto faz parte do desenvolvimento da pesquisa de doutorado de Luciellen Lima, orientada pela professora Suzana Barbosa, no PósCom/ UFBA. É um estudo que analisa algumas das principais reflexões teóricas recentes que tratam o conceito de jornalismo imersivo de forma crítica, fazendo ajustes na conceituação ou apontando outros termos para definir produtos jornalísticos que investem em imersão e experiência, nos contextos da comunicação móvel e plataformização.

O anúncio do Best Paper aconteceu no encerramento do evento, em transmissão on-line. As autoras foram convidadas para a sala virtual para proferirem algumas considerações. A professora Suzana Barbosa agradeceu e lembrou que viu o JDM nascer, tendo participado da primeira edição do evento. “É muito bom constatar a sua referencialidade como um dos mais significativos eventos da nossa área”, pontuou. Já a pesquisadora Luciellen Lima ressaltou que o momento é muito emblemático por estarmos em pandemia, na qual se tornou ainda mais difícil fazer pesquisa no Brasil. Ela destacou ainda a qualidade do evento: “Excelentes trabalhos e pesquisadores que aceitaram o desafio de tentar entender o momento atual, em constante transformação e movimento. Aprendi bastante nesses dias.”

Os vídeos da programação do #JDM2021 estão disponíveis e podem ser acessados gratuitamente no canal do YouTube do evento.