Assinado por Alexandro Mota, capítulo do e-book apresenta estudo de caso da liberação parcial do paywall da Folha de S. Paulo no início da pandemia

A pandemia colocou em questão práticas de muitos mercados. O jornalismo não escapou a esse cenário. Do boom de acessos iniciais ao fortalecimento do chamado efeito avoid news, identifiquei na circulação e no consumo de notícias uma oportunidade de discutir o paywall frente a um cenário de evidente interesse público. Esse é o pano de fundo do capítulo O discurso metajornalístico como regulador do modelo paywall na pandemia, que integra o recém-lançado e-book Covid-19 e a Comunicação (Cegraf-UFG, 519 p., gratuito).

A partir da abordagem do discurso metajornalístico, de Matt Carlson, o texto usa como caso de discussão a experiência de liberação parcial da barreira de pagamento pela Folha de S. Paulo. O paywall, esse mecanismo que opera prioritariamente envolto em um discurso econômico rotulando as notícias como livres ou restritas aos assinantes, foi revisto na pandemia. A discussão proposta passa pelo equilíbrio no entendimento da notícia como produto, em um mercado cujo modelo de negócio está abalado, e a responsabilidade das empresas de jornalismo de prestarem um serviço público, especialmente diante de uma calamidade sem precedentes.

O livro, que tem pesquisas de diferentes áreas da Comunicação, foi publicado pelo curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Goiás (UFG), organizado por Rodrigo Cássio Oliveira, Daniel Christino e Eliseu Vieira Machado Júnior. A publicação completa está disponível para download no site da editora. O capítulo, entre as páginas 404 e 430, também está disponível no Academia.edu.