No último número da revista Doxa Comunicación, editada pela Universidade CEU San Pablo, foi publicado o artigo titulado Frames en 280 caracteres: un estudio sobre el proceso de incorporación de los marcos propuestos por Folha Online y Estadão com en los posts de las audiencias en Twitter, elaborado pelas pesquisadoras do GJol Alix Herrera e Carla Beraldo, o qual foi apresentado durante o congresso “Periodismos Emergentes: Transformación y Revitalización del Periodismo en la Era Digital” organizado pela Universidade Complutense de Madrid, de 17 a 20 de novembro de 2020.

O artigo parte da hipótese do framing ou enquadramento para desenvolver uma pesquisa sobre o funcionamento dos frames no Twitter a partir do corte de verbas nas universidades federais, notícia que em seu momento gerou uma forte discussão pública no Brasil. O objetivo principal do artigo foi buscar relações entre os discursos da Folha Online e do Estadão.com e os discursos nas postagens de suas audiências entre abril e junho de 2019. A discussão surge em um contexto carregado de afetos após episódios políticos polêmicos.

As autoras utilizaram como metodologia uma abordagem qualitativa e quantitativa, para abarcar todas as etapas da pesquisa, que incluía busca das postagens relacionadas ao tema, depuração conteúdo dessas postagens – foram escolhidas o título e o lead – , em seguida, foi feita uma contagem para filtrar as palavras mais utilizadas como unidades de análise, as quais foram posteriormente agrupadas considerando tanto a frequência no seu uso, assim como a função segundo as categorias postuladas por Entman (1993). Ao final, organizaram os dados em tabelas para visualizar os pontos de encontro de ambos os discursos.

Nas conclusões, o texto aponta que a aceitação dos frames da mídia pelo público da Folha Online e do Estadão.com mostrou pontos de concordância ao definir a situação. Porém, nas variáveis ​​dos agentes causais e nas avaliações morais, foi mais difícil encontrar coincidências no uso de palavras-chave. Uma outra evidência do trabalho assinalou que o grupo de palavras com mais repetições em um veículo foi o mais utilizado no outro. Da mesma forma, se definiu que a interpretação causal foi o tipo de função mais utilizada em todas as relações estabelecidas, ou seja, a etapa inicial da discussão esteve mais centrada na busca de responsáveis da decisão do corte de verbas.

O estudo se destaca em particular pela sua aposta ao aprofundar-se em uma plataforma como o Twitter, que, segundo o Latinobarometro (2018), ocupa o terceiro lugar entre as redes sociais mais utilizadas pelo público latino-americano em questões que afetam a democracia. Assim, a proposta metodológica do artigo aparece como um esforço importante nos estudos de media effects, especialmente aqueles com temáticas políticas.

 

Para ler o artigo completo ingresse aqui