De 17 a 20 de novembro pesquisadores de várias partes do mundo participam do congresso “Periodismos Emergentes: Transformación e Revitalización del Periodismo en la Era Digital”. Integrantes do GJOL estão entre os participantes que vão apresentar trabalhos e contribuir com as reflexões que serão realizadas ao longo do evento.

A primeira sessão de comunicações do congresso, realizada na manhã da terça-feira, 17, com o tema “El Periodismo Inmersivo”, será moderada pela professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Suzana Barbosa, que é coordenadora do GJOL. Ela juntamente com outros dois pesquisadores do GJOL, Adalton dos Anjos Fonseca e Luciellen Lima, apresentam um trabalho nessa sessão. Com o título “Diez años de periodismo inmersivo: diagnóstico y proposiciones para la investigación científica”, o trabalho é uma metapesquisa que analisa as investigações científicas sobre jornalismo imersivo publicadas ao longo de dez anos.

Na sessão seguinte, com o tema “Rutinas profesionales y nuevos papeles socioculturales: casos especializados”, mais duas pesquisadoras do GJOL estarão participando. Alix Herrera e Carla Tonetto Beraldo apresentam o trabalho intitulado “Frames en 280 caracteres: un análisis de los encuadramientos de la Folha Online y de Estadão.com en las opiniones de sus audiencias en Twitter”.

Na quinta-feira, 19, outras duas sessões terão a participação de membros do GJOL. Pela manhã, na sessão com o tema “Modelos negocio: métricas y análisis de datos”, a professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Lívia de Souza Vieira apresenta o trabalho intitulado “De métricas cuantitativas a cualitativas: cómo BBC News Brasil define, mide y analiza el impacto en la práctica”.

Em seguida, na sessão com o tema “Papeles socioculturales, nuevas herramientas y modelos de negocio: otras Innovaciones”, é a vez do professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Fernando Firmino participar. Ele apresenta o trabalho com o título “Realidad virtual y aumentada en el periodismo en Brasil: innovación y formatos emergentes para smartphones”, feito em coautoria com a pesquisadora Laura Rayssa de Andrade Cabral (UFPB).

Ao todo, o congresso realizará 14 sessões de comunicações temáticas, além de palestras e mesa redonda. O evento, organizado pela Faculdade de Ciências da Informação da Universidade Complutense (Madrid/ Espanha), seria realizado presencialmente na capital espanhola no mês de maio deste ano. Porém, por causa da pandemia, houve mudanças de datas e de formato, passando a ser uma edição realizada completamente on-line.