No dia 5 de novembro, das 14h às 18h, integrantes do GJOL apresentam o trabalho “Análise da experiência no jornalismo orientado à imersão”, em mesa coordenada proposta pela coordenadora do Grupo, a professora Suzana Barbosa (Universidade Federal da Bahia – UFBA), durante o 18º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).

A mesa, intitulada “Jornalismo Imersivo: desenvolvimento, desafios e tendências”, tem como objetivo atualizar as discussões envolvendo o jornalismo imersivo ao longo dos últimos dez anos, desde a origem do conceito em 2010. Pesquisadores de diversas universidades brasileiras, além de portugueses e espanhóis, apresentarão suas comunicações.

Quatro trabalhos serão apresentados ao longo da tarde, além da comunicação resultante das pesquisas de doutorado de Adalton dos Anjos Fonseca e Luciellen Lima – ambos da Universidade Federal da Bahia – UFBA, membros do GJOL e orientandos da professora Suzana Barbosa. Fernando Firmino da Silva (Universidade Federal da Paraíba – UFPB e Universidade Estadual da Paraíba – UEPB), Rodrigo Cunha (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE) e Ligia Coeli Silva Rodrigues (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE) apresentam o trabalho “Repercussões do ‘Jornalismo Imersivo’ no Brasil: mapeamento teórico e prático de pesquisas”.

André Pase (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS), Eduardo Pellanda (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS), Giovanni Guizzo da Rocha (Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG) e Melissa Streck (Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS e PUCRS) apresentam o trabalho “Expandindo a imersão: revisitando o jornalismo imersivo no contexto da Realidade Aumentada”.

Já os pesquisadores da Universidade da Beira Interior (UBI), Portugal, João Canavilhas e Fábio Giacomelli, apresentam a comunicação “O jornalismo imersivo: estudo de caso usando a Tétrade de McLuhan”. Enquanto os pesquisadores da Universidade de Santiago de Compostela (USC), Espanha, Sara Pérez-Seijo, Jorge Vázquez-Herrero e Xosé López-García, apresentam o trabalho “El periodismo inmersivo em Europa: evolución y principales impulsores”.

O 18º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) será realizado de 3 a 6 de novembro integralmente na modalidade remota. Para participar como ouvinte da mesa coordenada “Jornalismo Imersivo: desenvolvimento, desafios e tendências” e ter acesso a toda a programação do evento é necessário fazer inscrição. Mais informações no site do evento.