logo-academoO webapp “Academo – Busca de Fontes Direcionada”, produto desenvolvido no âmbito do Projeto Laboratório de Jornalismo Convergente(FACOM|UFBA), é tema de trabalho apresentado pela coordenadora do GJOL Suzana Barbosa durante o XXIII Congreso Internacional de la Sociedad Española dePeriodística. O evento ocorre nos dias 9 e 10 de junho, na Universidad Miguel Hernández na cidade de Elche, em Alicante (Espanha).

No primeiro dia do Congresso, a pesquisadora apresenta o trabalho intitulado “La experiencia con la investigación teórica y aplicada sobre el periodismo convergente y la movilidad en el Proyecto Laboratorio de Periodismo Convergente ”. O trabalho, escrito em conjunto com o coordenador e fundador do GJOL, Marcos Palacios, é um relato da investigação teórica-conceitual e aplicada desenvolvida no Projeto Laboratório de Jornalismo Convergente, principalmente em sua segunda fase (2014-2017), com o financiamento do CNPq.

O Academo é um produto originado a partir das atividades do Labjor Convergente. A pesquisa foi iniciada em 2011, a partir da aprovação do projeto no Edital Programa Primeiros Projetos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). Em 2014, com o financiamento pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, Chamada MCTI/CNPQ/MEC/CAPES Nº 22/2014 – CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E SOCIAIS APLICADAS) foi possível aprimorar ainda mais a pesquisa.

O webapp foi desenvolvido em HTML5 para ser disponibilizado para as plataformas web e móvel (smartphones e tablets). O recurso possui em sua base de dados mais de dois mil professores pesquisadores da Universidade Federal da Bahia. Através do Academo, a comunidade acadêmica, jornalistas, professores de todo o estado, bem como a própria comunidade baiana terão acesso rápido e fácil às informações acerca dos pesquisadores da UFBA, sobre as áreas temáticas de pesquisa, o departamento e unidade de lotação do pesquisador, contatos, a localização da sua unidade a partir do recurso de geolocalização, dentre outras funcionalidades agregadas.

Desde a sua primeira fase, o projeto dedicou-se à investigação teórico-conceitual-analítica acerca da convergência jornalística, da produção para multiplataformas, especialmente sobre os produtos que denominamos como `autóctones´ porque criados especificamente para tablets e smartphones, assim como os formatos inovadores, as linguagens, o emprego de base de dados na composição e visualização de conteúdos, considerando-se o modelo de produção convergente, disponibilização e circulação para multiplataformas (impresso, web, celulares/smartphones e tablets). A etapa da pesquisa aplicada – prevista também desde o início do projeto – permitiu a experimentação com o desenvolvimento de um produto específico. Para tal, contou-se com o apoio de desenvolvedores e parceiros, os quais possibilitaram alcançar o objetivo de criação e realização do Academo.

A equipe do projeto – formada por doutores, doutorandos, mestres, mestrandos e graduandos da Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade da Beira Interior (Portugal) – tem publicado importante produção seja por meio de artigos científicos em periódicos referenciados, capítulos de livros, dentre outros. Toda a produção e demais informações pertinentes ao projeto podem ser consultadas neste link http://www.labjorconvergente.info.