Distribuição de informação no meio digital é o tema do curso promovido Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo- através do Projeto Grande Pequena Imprensa. Jornalistas e outros profissionais da comunicação podem acompanhar o treinamento pelo canal do You Tube “Grande Pequena Imprensa” ou a página homônima no Google+.

Mais de 450 pessoas de todo o país estão acompanhando o curso desenvolvido em parceria com o Google Brasil. São nove grandes temas ligados à “superdistribuição” de conteúdos com a ajuda das mídias sociais, fenômeno que está afetando o modo de fazer jornalismo e os negócios tanto de grandes grupos de comunicação como de centenas de pequenas e médias empresas de mídia do interior do país.

O Projeto Grande Pequena Imprensa (GPI), implementado pelo Projor, é uma iniciativa pioneira no Brasil. Foi oficialmente lançado em 2013. Visa ao fortalecimento do jornalismo regional em uma época de profundas transformações na mídia, que ameaçam a sobrevivência de centenas de veículos do interior do país.

Nas palavras do idealizador do projeto, Alberto Dines, o objetivo do GPI é “contribuir para a desconcentração da mídia brasileira através do fortalecimento dos pequenos e médios jornais”. Dines o define como “um projeto político para um país democrático, para encher o Brasil de ideias diversificadas.”

Para acessar a aula inaugural sobre Modelos de Negócios para o Jornalismo Local, clique aqui.