Durante esta semana a equipe do The New York Times não poderá acessar a home do site nytimes.com de seus desktops. As consultas deverão ser feitas por aparelhos móveis dentro da sede da empresa. A medida foi motivada pelo número crescente de acessos via smartphones e tablets e quer estimular funcionários a fazer do mobile uma parte mais central do trabalho já realizado.

O comunicado foi feito pela direção do jornal e pode ser lido na íntegra abaixo:

nytimes

Segundo informações do The Wall Street Journal, apenas a homepage estará sujeita ao bloqueio e exibirá uma mensagem pedindo que o funcionário acesse a versão mobile. Quem trabalha na home terá um acesso especial. Links diretos para os artigos não serão bloqueados.

A ação parece controversa, mas acompanha os movimentos da empresa em direção ao digital, como já mostrava o relatório divulgado em maio pelo BuzzFeed. Ainda que muitos dos acessos sejam feitos por dispositivos móveis, é difícil lucrar com eles. A distribuição dos conteúdos do Times na nova ferramenta do Facebook para notícia, o Instant Articles, e no app News lançado pela Apple são tentativas de reverter a situação.

Foto: Johan Larsson