As mudanças da editora Abril vão além da transferência da revista Placar para a Editora Caras, conforme noticiado. Em comunicado divulgado ontem, 2, a empresa fala em “profunda transformação” ao anunciar que os impressos Exame PME e Capricho deixarão de circular. A primeira será incorporada à revista Exame, enquanto a última terá apenas a versão on-line.

Além disso, outros seis títulos até então mantidos pela casa passam a ser de controle da companhia responsável por publicar Caras: Anamaria, Arquitetura & Construção, Contigo, Tititi, Você RH e Você S/A. A reformulação no esquema de revistas editadas pela Abril afeta, também, o quadro de funcionários.

O posicionamento oficial da empresa de comunicação não menciona a redução do número de colaboradores, mas o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) garante que “a demissão de mais três dezenas de jornalistas” está selada. A entidade, que organiza “assembleia de emergência” contra a ação, lembra que cerca de 30 profissionais de redação já tinham sido demitidos pela empresa no mês passado.

Um novo modelo de negócios?

Desfazendo-se de revistas criadas nas eras de Victor e, posteriormente, Roberto Civita, o Grupo Abril informou, por outro lado, a criação dá área voltada à produção de conteúdo customizado. Agora, marcas poderão prospectar trabalhos por parte da editora. Denominado Estúdio ABC– Abril Branded Content, a empresa quer atuar “na coordenação, no atendimento e na produção de conteúdos customizados, como native advertising ou qualquer outro tipo de content marketing, em todos os formatos, incluindo uma estrutura exclusiva para produção de vídeos”.

Mais detalhes dessa mudança, acesse aqui.