Uma pesquisa realizada pela Pew Research Center contraria a afirmação de que o Facebook tem sido cada vez menos acessada pelos adolescentes: 71% dos jovens utilizam o serviço e 41% desses adolescentes entre 13 e 17 anos relataram que utilizam essa rede social em comparação a outras, como o Instagram, que ficou em segundo lugar nessa pesquisa.

O estudo, realizado com 1016 adolescentes com idade entre 13 e 17 anos, foi dividido  em duas fases: entre os dias 25 de setembro e 9 de outubro de 2014 e 10 de fevereiro e 16 de março de 2015 nos Estados Unidos. O levantamento divulgado ontem, 8 ,  no site da instituição.

Em relação ao acesso, deve-se aos dispositivos móveis. O levantamento constatou que Aproximadamente 75% dos adolescentes acessam pelo smartphone e 30% possui um celular com as funções básicas, sendo que 12% não possuíam nenhum tipo de celular. Esses telefones e outros dispositivos móveis (tablets, notebooks) tornaram-se meios de acesso ao uso das redes sociais: 91% desses “adolescentes móveis” acessam ocasionalmente, enquanto que, dentre esses, 94% acessam diariamente ou com mais frequência. Sendo assim, adolescentes que não acessam a Internet por dispositivos móveis tendem a acessar menos as redes sociais.

Em relação ao gênero, 45% dos garotos entre 13 e 14 anos (“younger teens”) afirmam que visitam o Facebook com mais frequência contra 36% das garotas. Já o Instagram e Tumblr são  mais utilizados por essas adolescentes dessa faixa etária (23% e 6% respectivamente contra 17% e menos de 1%). Já os adolescentes entre 15 e 17 anos (older teens) utilizam como mais frequência o Facebook (44% contra 35% dos “younger teens”), Snapchat (13% contra 8%) e Twitter (8% contra 3%). Já a plataforma mais acessada entre os “younger teens” é o Instagram (25% contra 17%).

Para acesso ao relatório completo, clique aqui.