Confirmando tendências já verificadas com relação ao uso de determinadas redes sociais, o Brasil foi, na semana passada, o país que mais registrou downloads do aplicativo Dubsmash, por meio do qual o usuário pode “dublar” trechos de músicas ou de filmes e compartilhar o vídeo com os amigos.

O app foi desenvolvido por um grupo de alemães e lançado em novembro de 2014; porém não foi a primeira experiência. O Dubsmash foi o terceiro aplicativo idealizado pelo grupo, todos explorando amplamente os recursos audiovisuais. Diante dos resultados abaixo do esperado nas tentativas anteriores, os desenvolvedores optaram por reduzir o número desses recursos, ainda que o principal uso do aplicativo de dublagens continue sendo a criação de vídeos.

Segundo Matéo Sossah, diretor de operações da empresa entrevistado pela Folha de S.Paulo, o objetivo das alterações era tornar a ferramenta mais próxima da ideia de uma rede social, o que parece estar surtindo efeito frente à popularidade do aplicativo na última semana.