Seis melhores trabalhos serão premiados e produtores participarão de duas conferências internacionais

Que os smartphones e os tablets se tornaram presentes em nosso cotidiano não é novidade. Os profissionais de diversas áreas de conhecimento, contudo, restringem o uso desses aparelhos móveis apenas para âmbitos privados e pessoais, não se valendo de todas as potencialidades que essas tecnologias podem oferecer ao seu trabalho. Quando enfatizamos essas possibilidades para o jornalismo, elas se tornam ainda mais patentes. Os (novos) jornalistas devem adquirir conhecimento tanto para utilizarem esses aparelhos no seu processo de produção informativa como para produzirem diretamente para essas plataformas, que se popularizam e aumentam a cada dia seu alcance. Foi pensando nisso que a Associação Nacional de Jornais (ANJ) do Brasil e o Knight Center for Journalism in the Americas, com apoio do Google, oferecem gratuitamente o curso online intitulado “Introdução ao jornalismo móvel“, no período de 10 novembro até 07 de dezembro de 2014, um total de quatro semanas.

Ministrado em português e destinado principalmente a professores, jornalistas e estudantes de jornalismo, a intenção do curso é discutir cinco aspectos específicos da relação entre jornalismo e dispositivos móveis:

  1. Curso de jornalismo móvelcomo a popularização dos dispositivos móveis mudou o jornalismo;
  2. como esses aparelhos permitem um envolvimento maior com o público;
  3. como as noções de usabilidade e design de produto podem agregar valor informativo;
  4. como tomar decisões direcionadas aos produtos jornalísticos em mídias móveis;
  5. como se planejar para os novos desenvolvimentos da mobilidade.

 

Durante o curso, os interessados terão contato com dois especialistas da área: o americano diretor de Mobile da Broadcasting Board of Governors, Will Sullivan, e a coordenadora do laboratório de Convergência de Mídias do Centro Universitário de Belo Horizonte, Lorena Tárcia. As inscrições podem ser realizadas através deste link.

Mesmo gratuito, os produtores dos seis melhores trabalhos desenvolvidos no curso receberão bolsas de viagem para participar de duas conferências internacionais em Austin, Texas: 16º Simpósio Internacional de Jornalismo Online (17-18 de abril de 2015) e 7º Colóquio Iberoamericano de Jornalismo Digital. “Os bolsistas serão escolhidos entre os que fizerem o melhor projeto final do curso, uma matéria ou produto jornalístico inteiramente produzida usando apenas dispositivos móveis”, diz o comunicado. Mais informações aqui e aqui.