Está disponível para livre download o mais recente lançamento do projecto Livros LabCom, da Universidade da Beira Interior.
Trata-se de A Gazeta “da Restauração” – Primeiro Periódico Português: Uma análise do discurso, tendo como autores Jorge Pedro Sousa (Coord.); Maria do Carmo Castelo Branco; Mário Pinto; Sandra Tuna; Gabriel Silva; Eduardo Zilles Borba; Mônica Delicato; Carlos Duarte; Nair Silva; Patrícia Teixeira.

Sinopse
Como foi introduzido o jornalismo em Portugal? Quais os factores que contribuíram para a génese dessa actividade de disseminação de informação e conhecimento no país? Qual a importância que, nesse contexto, teve a Gazeta apelidada “da Restauração”, primeiro periódico nacional? Do que falava essa Gazeta e como falava dos assuntos que abordava? A que fontes recorreu para produzir informação? A essas e outras perguntas se procura responder neste livro, primeiro resultado substantivo de um projecto de investigação em Jornalismo financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e albergado na Universidade Fernando Pessoa e no Centro de Investigação Media e Jornalismo. Os autores, através da análise do discurso, tentam provar a ambição informativa da Gazeta, apesar de vários autores lhe atribuírem, essencialmente, uma intenção propagandística, que, no entanto, e a publicação também teve.

marcos palacios