Durante três meses de testes, o Google aperfeiçoou uma nova tecnologia para aproximar as buscas em tempo real para toda a rede. Segundo a companhia, o Google Caffeine – como está sendo denominado – é a “maior coleção de conteúdos disponíveis”, oferecendo dados específicos no menor tempo possível.
De acordo com o blog do jornalista Sergio Rodríguez, do jornal espanhol El Mundo, ambição do Google é operar num sistema aberto e olhar para todas as informações disponibilizadas na Web, ao contrário de como funciona no Twitter e no Facebook.

Mesmo não adiantando muitas informações sobre o Caffeine, o Google afirma que a cada segundo o sistema analisará centenas de milhares de páginas, armazenando quase 100 milhões de gigabytes por dia.
Isso não significa que a maneira com que são apresentados os resultados irá se modificar, mas a novidade é que sites menores terão mais relevância, já que o sistema Caffeine permitirá que se processe a busca de uma maneira muito mais rápida, possibilitando uma maior variedade de resultados.

Rodrigo Cunha