Não há outra notícia mais comovente neste dia para os poloneses do que a morte do presidente do País e sua comitiva, em um desastre aéreo, na Rússia. Os jornais da Polônia fizeram ampla cobertura do fato e, assim como a população, estão consternados com o fato e ‘vestiram-se de luto’, como a exemplo do portal de um dos principais diários poloneses, a Gazeta Wyborcza (www.gazeta.pl), de Varsóvia, que destacou o preto (e vermelho, da cor da bandeira polonesa) em seus ícones, fotos e textos.




Fato
O acidente aéreo ocorreu neste sábado, 10, por volta das 3h50 no horário de Brasília, no oeste da Rússia, após tentativa de aterrisagem no aeroporto de Smolensk. Ainda não há informações precisas sobre a causa da queda do Tupolev TU-154.Haviam 97 pessoas a bordo e não houve sobreviventes. Além do presidente da Polônia, Lech Kaczynski, o acidente vitimou a primeira-dama Maria Kaczynski, o comandante do Exército, general Franciszek Gagor, o presidente do Banco Nacional, Slawomir Skrzypek, e o vice-chanceler Andrzej Kremer.
A comitiva se dirigia até a localidade de Katyn, na Rússia, para prestar homenagens aos milhares de oficiais poloneses executados em 1940 por prestar serviços secretos soviéticos.A Polônia está sendo governada pelo presidente da Câmara Baixa do Parlamento, Bronislaw Komorowski, enquanto não se realizam novas eleições presidenciais no País (com informações do G1).

Rodrigo Cunha