Um Relatório de 100 páginas, publicado pela Columbia University e assinado pelos professores Michael Schudson e Leonard Downie Jr. analisa estratégias para a reconstrução do jornalismo nos Estados Unidos e propõe, entre outras medidas, a introdução de subsídios governamentais para atividades jornalísticas.
O Relatório, intitulado The Reconstruction of American Journalism, indica também a necessidade de persuadir organizações filantrópicas para que contribuam mais ativamente para a manutenção de atividades jornalísticas, bem como recomenda um maior envolvimento das universidades na produção de informação noticiosa.
A idéia de subsídios governamentais parte da premissa de que se o governo financia as artes, as humanidades e as ciências, deveria propor-se também a financiar a produção de informação jornalística, especialmente a nível local.
“Estamos sugerindo que certos tipos de jornalismo (reporting) são bens públicos e devem ser financiados como tal”.
Schudson é Professor da Graduate School of Journalism da Columbia e Downie Jr é Professor na Arizona State University e um dos vice-presidentes do The Washington Post.
A Blogosfera deve ferver hoje com comentários ao Relatório.
David Carr, do New York Times, já se manifestou, concluindo sua análise com um “Ah, se fosse assim tão simples…”.
William Carleton, em seu blog sobre aspectos legais das novas tecnologias, sugere que se subsídios governamentais devem ser feitos no setor de informação, tais aportes devem ser direcionados para a construção de infra-estrutura, acesso, manutenção de transparência e neutralidade da rede.
No Twitter, Dan Gillmor (@dangillmor) já declarou que “Reconstruction of American Journalism” soa mais como o “restabelecimento de um sacerdócio jornalístico”…
marcos palacios
Atualizando (14:10 h.) :E aqui estão reações mais elaboradas de Dan Gillmor ao Relatório.