Amputar a gangrena do impresso para salvar o corpo do Jornalismo? É justamente essa a idéia e a proposta de Mark Loundy, em um comentário no The Digital Journalist.
Ele afirma que “certamente as edições gratuitas (online) contribuem para o declínio do impresso, mas esse declínio começou há mais de meio século atrás.A Internet apenas acelerou esse declínio na última década. A recessão atual colocou mais jornais na espiral do estado terminal.”
O declínio é inexorável, continua Loundy, e “ainda que não haja garantias de margens de lucros como as dos 1970´s para os produtos totalmente digitais, o produto impresso já está na lista de doação de órgaõs”.
E ainda mais: Loundy acredita que “uma das maiores barreiras parra o sucesso do online é a continuação do confortável e morno produto impresso. Fundamentalmente, muita gente resiste à mudança. Muitas pessoas continuam como assinantes por puro hábito. Sem a escolha de um jornal impresso, os leitores que atualmente dizem que preferem o produto impresso descobririam, de repente, que a água digital é tão boa quanto a impressa e está rapidamente se tornando melhor”.
Via Ponto Media de António Granado.

marcos palacios