Está disponível online o primeiro número da AlterJor, revista acadêmica voltada para estudos sobre o jornalismo popular e alternativo.
A inicitaiva é de um grupo de pesquisadores da ECA/USP, que assim definem o projeto:
“O Alterjor é o Grupo de Pesquisa de Jornalismo Popular e Alternativo que reúne professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais que se interessem em desenvolver estudos e pesquisas em jornalismo popular e alternativo.
O grupo é sediado no Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP e se rege pelas normas da Portaria Interna ECA 03/2008 e o seu regimento interno.
Define-se jornalismo popular as práticas jornalísticas realizadas em organizações do movimento social e popular, incluindo o chamado Terceiro Setor, que tenham como objetivo central o fortalecimento institucional de tais organizações, a socialização de temáticas que envolvam a defesa da cidadania e que defendam o protagonismo de segmentos sociais não hegemônicos. Por jornalismo alternativo, define-se as experiências de jornalismo nas diversas mídias que tenham como objetivo central fomentar o debate público sobre as mesmas temáticas delimitadas na definição de jornalismo popular. “
A revista está aberta a contribuições.

marcos palacios