Através de um programa da TV Brasil, nesta madrugada insone, fiquei sabendo da existência do Curtagora. Achei que vale a pena socializar a descoberta com quem ainda não conhece.
O acervo do site já passou dos quatro mil filmes.
O site Curtagora é uma ação cultural da Interrogação Filmes em parceria com o site Mnemocine com objetivo de resgatar e manter uma rede de informações e recursos sobre a produção de filmes e vídeos independentes no Brasil – nos formatos de curta e média metragem – realizados durante as últimas duas décadas.
Lançado em novembro de 2000, no Curtagora é possível consultar títulos, sinopses e fichas técnicas, dar o seu voto, escrever comentários, ver fotos, assistir trailers e filmes online, indicar filmes para amigos, pesquisar filmografias, catálogo de profissionais e outros recursos inéditos dentro do panorama audiovisual brasileiro.
Estão incluídas produções em cinema (35mm, 16mm e Super-8) e vídeo (Betacam, DV, Hi-8, S-VHS, VHS, U-Matic), com duração máxima de 60 minutos e nos gêneros de ficção, documentário, experimental, animação, educativo, videoarte e videoclipe. O Curtagora também oferece seu espaço de divulgação para realizadores que queiram ter fotos e trailers online de seus filmes no site.

marcos palacios